Bem vindos ao Blog Psicologia aos 50. Uma homenagem aos 50 anos da Psicologia no Brasil, à minha amada mãe e, porque não, à realização dos nossos sonhos!

Balanço 5 – No quinto período

Já era para eu ter postado este balanço desde dezembro, mas, conforme explicou a querida professora de TSPIV¹, o meu esquema desadaptativo de supervigilância e inibição ativou meus padrões inflexíveis de postura crítica: Fiz uns cinco rascunhos e rasguei. Digitei uns outros tantos textos e deletei... E, mesmo agora, que estou quase publicando o post, estou achando que poderia ter ficado melhor... (aliás, estou achando não, tenho certeza... rs).
Neste período a coisa foi um pouco diferente...
Nos quatro primeiros eu fiquei desejando ter começado a fazer psicologia antes. Neste fiquei repetindo a mim mesma:
- Por que cargas d’água resolvi fazer psicologia?
Como diria minha grande amiga, neste semestre “perdi o bonde do estudo”...
Distrações não faltaram: desde as bolsas para a semana de Psicologia, banner e blog (rs), passando pelas minhas séries de TV favoritas, e livros superinteressantes que não consegui ler nas férias passadas, até problemas pessoais (os quais tenho que me conscientizar que, se não posso resolvê-los, melhor “deixar rolar”...), afinal, quem não os tem?
Fiquei triste vendo a nossa vista da sala de aula (que era tão bonita), se deteriorar nesses últimos cinco meses
psicologiaaos50@blogspot.com.br
e feliz com a realização da inauguração do nosso LAMP². Tantos testes, com tantas indicações... Fico triste de pararmos na TEP 2. Tínhamos que ter a 3, 4, 5... rs. Ainda bem que temos o LAMP e (podem ficar certos) vou continuar frequentando enquanto puder! (será que pode depois de formada?).
Foi ótimo conhecer um pouco mais a turma e deixar que ela conhecesse a gente... Nas aulas de Psicologia Social, então, com os trabalhos de campo que fizemos, ficamos muito conscientes de como esta interação com o grupo pode nos influenciar... Percepção social, estereótipos, preconceito, discriminação, bases de poder... E as técnicas de influência social, então? Gente! Eu não sabia que eu era tão manipulada, ou manipulável, sei lá...rs. Estou ansiosa pela Social 2...
Na aula de Desenvolvimento Humano 3, descobri a diferença entre senilidade e senescência³ (nem sabia que essa palavra existia!)
psicologiaaos50@blogspot.com.br
e adorei conhecer mais sobre a teoria de Elizabeth Kubler-Ross e os estágios do luto, entre outras coisas dessa disciplina tão instigante.
Aqui abro um parênteses que não tem a ver com a matéria em si, mas com um trabalho que nós fizemos: Abandono – Maior abandonado . Embora não simpatizasse com a figura (persona) que Cazuza adotava, fiquei fascinada com a riqueza de sua obra para o estudo psicológico. Além do que, a crítica recebida pela turma e pela professora sobre o trabalho serviram para eu exercitar a minha resistência à frustração (nunca havia recebido críticas tão negativas por um trabalho...rs)...
O estudo dos transtornos da linguagem me fizeram refletir mais sobre o exercício da tolerância e respeito ao outro, além do que na disciplina Pensamento e Linguagem, pude perceber melhor o quanto devemos estar conectados à outras áreas. Explico: Fizemos aula com colegas de outros cursos e, em especial, a amada colega fonoaudióloga, que deu um show na apresentação de seu trabalho sobre TDAH4... Tudo a ver! Psicologicamente falando... rs. Sem contar que foi muito interessante estudar Saussure, Spearman, Cattell, Goleman, Piaget, Chomsky, Gardner e tantos outros. Ah! e poder rever Skinner, agora falando de linguagem... Adorei!
Passamos da metade, gente!!!
Novo Período. Novo começo... Uma das minhas resoluções de ano novo, a mais importante, é a de me dedicar aos estudos com afinco redobrado!
psicologiaaos50@blogspot.com.br
Vamos para o sexto. Quando falo sexto me lembro de cesto... “Vejo” um grande cesto de vime e a todos nós da turma como um bando de gatinhos olhando por cima da borda, curiosos e ansiosos pelas novidades que virão...

¹ Teorias e Sistemas Psicológicos 4
² Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas
³ Senescência é uma fase normal da vida de um indivíduo sadio; geralmente inicia-se depois dos 65 anos e não é manifestação doentia. Senilidade é doença, também conhecida como demência.
4 Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Dicionário de Psicologia da APA: http://el2.me/znUK

3 comentários:

  1. Olá amiga, estamos no início do ano 2013 em férias e em tempo oportuno estou lendo com toda clareza o que aqui foi postado.Meus parabéns, realmente conseguimos chegar na metade do curso de Psicologia, vamos agora para o sexto período, e vamos que vamos...

    ResponderExcluir
  2. Quanto as condições da nossa Instituição de Ensino Universitário, realmente a visão exposta é verdadeira. Concordo com vc. No que se refere ao LAMP, nosso Laboratório de Psicologia, é tudo de bom que poderíamos ter,foi um orgulho participar da monitoria do nosso Laboratório, muito nos ajudou para aplicação dos nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marinete.
      Mostrei apenas a visão da "nossa" janela. O estado no Campus está todo lastimável... Vamos ver se neste novo período melhora. Hoje já vi algumas obras. Só espero que não parem no meio...
      Estamos te esperando em sala. Beijos.

      Excluir