Bem vindos ao Blog Psicologia aos 50. Uma homenagem aos 50 anos da Psicologia no Brasil, à minha amada mãe e, porque não, à realização dos nossos sonhos!

Mudanças

psicologia aos 50
Não há como negar que o estudo da psicologia muda a gente.
Agora, quando eu escuto uma história escabrosa, ou leio uma matéria no jornal, não saio mais julgando os envolvidos, decidindo quem está certo ou errado... O pensamento que surge é sobre o que levou determinada pessoa a fazer isso ou aquilo, ou quais as implicações futuras em sua forma de ver o mundo.
Não é uma escolha racional, este “dar a volta à coroa” (como disse Saramago no documentário “Janelas da Alma”.). É uma atitude instintiva que leva a uma mudança no nosso comportamento, na nossa maneira de lidar com o mundo e as pessoas. Queremos ver todos os lados, queremos entender o porquê e o como (analisar... rs). Isto nos torna mais humanos, mais empáticos aos sofrimentos e alegrias dos demais.
- Mas eu já era assim antes! - disse a colega na aula de TSP IV.
Pode ser. Mas será que a gente se dava conta disso?
Além do mais, quando estudamos psicologia, estamos adquirindo conhecimentos, instrumentos e experiências para fazer isto com mais consciência e propriedade.
Esta é uma faca de dois gumes, pois também mata um pouco daquela ingenuidade que nos fazia enxergar só o lado bom e doce e belo da vida e das pessoas...  Tipo: Será que aquele pedido singelo não tem segundas intenções por trás? E se a “crítica construtiva” estiver sendo lançada apenas para minar minha confiança? E o meu próprio comportamento, então? Quais seriam as raízes inconscientes disso?
Isto tudo trás uma angústia que eu vou ter que explorar no meu “inferno”...
J

Nenhum comentário:

Postar um comentário