Bem vindos ao Blog Psicologia aos 50. Uma homenagem aos 50 anos da Psicologia no Brasil, à minha amada mãe e, porque não, à realização dos nossos sonhos!

Essa tinha que vir pro blog...rs (remédios)


Sabe aquela hora em que a professora precisa dar uma pausa no que está ensinando para “despertar” a turma? Contar um “causo”, um chiste ou uma piadinha... Pois é.
Uma das nossas professoras estava em um desses momentos de descontração e aproveitou para falar dos perigos da automedicação:
- Eu comprei uma vitamina C que estava estragada... Eu não percebi, tomei, e fiquei toda empolada...
- Nossa!!!
- Que coisa horrível!!!
- Chato, né?
Vários comentários pela sala toda...
Ela contou que ligou para a empresa farmacêutica, a fim de conseguir o reembolso pelo remédio, e ficou super envergonhada quando a atendente perguntou qual médico havia prescrito a vitamina C, qual a profilaxia, essas coisas...
- Automedicação, gente... E eu tive que admitir para conseguir ser reembolsada por um remédio estragado... – constrangedor.
- E conseguiu o reembolso?
- Sim. – ela disse – pelo menos isso...
E aí a gente comentou que esse é um problema cultural no Brasil:
- Afinal, o médico prescreve 5 dias de remédio mas na caixa vem o relativo a 10 dias... A gente fica “com pena” de jogar fora... – comentou uma colega.
A outra falou:
- Eu tenho um armário de remédios, assim. Vai que a gente precisa tomar aquele mesmo remédio de novo... De vez em quando vou lá e jogo fora o que está vencido...
-“É. Eu também faço isso” – pensei...
Uma terceira colega falou um pouco diferente:
- Já eu, tenho um armário bem sortido. De vez em quando faço uma limpeza para poder repor o que está vencido...  - rindo
A gente riu, junto. Isso não é todo mundo que faz... Mas entendi: Tem aqueles remédios que sempre é bom ter em casa, SOS (já sei! Cultura brasileira de automedicação... rsrs).
Mas o que nós ouvimos a seguir, juro que foi a primeira vez:
- Eu também vejo a data de validade dos medicamentos do meu armário de remédios...
Sim, e aí?
- Bom... Quando estão faltando um ou dois meses para vencer a validade eu digo pro povo lá de casa: Tem que tomar logo esses remédios!!!
Nossa reação:
- ????!!!!
E ela explicou, séria (sério!):
- Tem remédio que é R$20,00 o comprimido! Pode jogar fora, não!!!
Vocês conseguem imaginar a situação?
A gente riu de chorar!
Kakakakakakaka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário